terça-feira, 26 de julho de 2011

Ano Matias?


Hoje está de volta o primeiro dos nossos representantes na Copa América, Matias Fernandez. Alguém em quem os Sportinguistas e os Chilenos sempre depositaram uma enorme esperança por tudo o que ele fez ao serviço do Colo-Colo, sendo inclusivé considerado o melhor jogador a actuar na América do Sul em 2006. Depois seguiu-se uma passagem pelo Villarreal com poucas oportunidades de demonstrar as suas capacidades, antes de chegar ao Sporting.
Aos 25 anos está na altura de "explodir", e esta época terá todas as condições. Quem o diz é José Sulantay, ex-técnico das camadas jovens chilenas que desde muito cedo apostou em Matias. E refere: "Um dia estava a ver um jogo das camadas jovens do Colo Colo, em Santiago, e reparei logo nele. O que fazia no último terço do campo era espantoso. Mas atenção: precisa de estar bem apoiado pelo seu meio-campo".

Matias despontou para o futebol a jogar como segundo avançado, um pouco ao estilo de JVP. Posição que não houve nos esquemas tácticos do Sporting nos últimos anos, mas que surge novamente com Domingos Paciência. E segundo Sulantay: "É nessa posição que o treinador do Sporting o pretende colocar? 'Muy bien!' Era aí que ele alinhava sempre comigo. O Matías é um médio de vocação ofensiva muito técnico, maravilhoso nos espaços curtos e sobretudo muito perigoso quando se acerca da área. Quer a finalizar quer a descobrir linhas de passe nas zonas mais adiantadas, faz a diferença com alguma facilidade. Ele aí é simplesmente letal!".

Como referiu anteriormente o apoio do meio-campo será fundamental para o papel de Matias, ora este ano com um meio-campo a prometer muito, será certamente ideal para Matias, confirmando o técnico que também conhece Rinaudo: "O Sporting contratou Rinaudo, uma das promessas do futebol argentino, já sei. Jogadores assim, combativos, de recuperação e capazes de fazerem a ligação com o ataque, são necessários neste esquema. O Matías não pode recuar demasiado no terreno; perde fôlego, metros. Tem de ser num esquema assim e nessa posição que seguramente se vai afirmar no Sporting."

Outro factor referido pelo ex-técnico é o factor psicológico e aí Domingos Paciência terá um papel fundamental. Como é sabido o novo técnico do Sporting gosta de falar bastante com os jogadores e manter uma relação de proximidade, o que segundo o ex-técnico será essencial para o bom desempenho de Matias: "O Matías é um rapaz muito tímido, sempre foi. Não tem mal nenhum, mas é algo que por vezes não o beneficia. Fosse qual fosse a situação, boa ou má, além das naturais indicações de trabalho, eu sentia que ele precisava que eu lhe falasse. É um jogador que inspira um cuidado acrescentado nesse aspecto. Espero que o novo treinador do Sporting já tenha sido avisado para isso, pois o Matías está lá há dois anos. Quando tem esse tratamento, motiva-se ainda mais.". Sendo que também refere que ao longo da carreira, Matias foi encontrando treinadores que não atenderam a este factor, o que prejudicou o Matias.

Perante isto, esta época tem tudo para ser a grande época de Matias Fernandez, e isso certamente se traduzirá numa grande época do Sporting, com um futebol de encher o olho.
Força Matias! Força Sporting!!!

Fonte: jornal Ojogo

Aqui fica um video do que Matias já mostrou ser capaz de fazer:
http://www.youtube.com/watch?v=A01aNieNHkA&feature=related

Sem comentários:

Enviar um comentário