sexta-feira, 22 de julho de 2011

Plantel 2011/12, Fechado ou necessita de alguém?

O plantel do Sporting foi este ano quase construído de raiz, apresentando reforços em quase todas as posições. Os reforços escolhidos têm como principal critério, para além da qualidade, a juventude.
Este plantel conta 26/27 jogadores (dependendo da permanência de Pereirinha no plantel), o que em condições normais será um plantel grande, conta também com mais do que um jogador por posição. Perante isto poder-se-á pensar que este plantel está em condições de se considerar fechado. Mas será mesmo capaz de enfrentar uma longa e exigente época, estando à altura de disputar os títulos que estão inerentes à grandeza do clube?

O referido factor juventude, é para mim o essencial nesta questão, pois se analisarmos os reforços, muitos foram juniores a época passada, ou o caso do Rubio ainda é junior, podem não ter o rendimento desejado já esta época, aliado à falta de experiência que só poderá ser adquirida, por estes jogadores, com o tempo.
Outro factor a ter em conta será a propensão para lesões que alguns jogadores têm, como é o caso de Rodriguez, Onyewu, João Gonçalves, Schaars, Izmailov. Estes jogadores nas últimas épocas não fizeram mais de 20 jogos, sendo fastigados época após época por lesões e recaídas.

Tendo em conta estes dois factores, terá o plantel dotado de soluções para toda a época?
Estes primeiros jogos de preparação são sem dúvida animadores, mas todos sabemos que uma pré-época pouco significa. Estará este plantel fechado e preparado para a nova época?

8 comentários:

  1. Pedro Barbosa, excelente reflexão.
    De facto, ainda hoje Carlos Freitas assumiu que o plantel até 31 de Agosto não fecha.

    Não sei se teremos mais surpresas. A tal falada "truta" pode estar a chegar, quem sabe se na apresentação a 30 de Junho...

    Mas a diferença entre o plantel da época que findou é colossal, para usar uma expressão agora na moda.

    ResponderEliminar
  2. A ver se aparece aí um Harry Potter..

    ResponderEliminar
  3. É verdade, sem dúvida um plantel muito diferente da época passada. Mas necessita ainda de alguém.
    No meio-campo, entre trincos e segundo médio, temos apenas o Rinaudo, André Santos e Schaars, penso ser essencial outro médio

    ResponderEliminar
  4. Falta um jogador forte acima do 1,85 e que meta respeito. Um Vidigal!

    ResponderEliminar
  5. Isso mesmo! Rumores falam em Defour, mas tem apenas 1,74m, é muito bom jogador, talvez bom demais para abancar no SCP

    ResponderEliminar
  6. O Plantel vai no bom caminho, foram muitas mexidas e estamos a partir do princípio que todos se vão adaptar rapidamente.
    Só o tempo dirá se o plantel é capaz ou não, e não nos esqueçamos que o porto continua igual, ou seja, fortíssimo. As galinhas mexeram muito e cheira-me que vão continuar algo inconstantes.
    Carrega SCP! SL

    ResponderEliminar
  7. Pah, o Porto tá igual? Perdeu o mais importante, o AVB. Embora se tenha reforçado bem, e mantido os jogadores mais importantes, penso que se vai ressentir.

    Quanto às galinhas penso que contrataram grandes jogadores, mas não vão fazer grande época, o Jesus já gastou a sorte toda há 2 épocas. E se o Luisão se for embora, então é jackpot

    ResponderEliminar