sexta-feira, 22 de julho de 2011

Reforços 2011/12

Os reforços desta nova época vêm de diversificados campeonatos do planeta, pelo que podem ser um pouco desconhecidos. Assim, vou fazer uma breve análise a cada um deles, sendo que de alguns partilho do mesmo desconhecimento que a maioria das pessoas, ficará apenas uma expectativa ou esperança sobre eles.

Marcelo Boeck- Este guarda-redes vai realizar a 5ª época no nosso campeonato, tendo sido um dos 7 jogadores totalistas da última Liga. É um guarda-redes com 1,91m, ainda jovem, mas já com experiência a nível de 1ª divisão, tendo jogado no Internacional de Porto Alegre, clube onde fez toda a sua formação e uma das maiores escolas do Brasil, antes de chegar a Portugal. É um guarda-redes consistente, e que é sem dúvida uma boa opção para discutir o lugar na baliza do SCP com o Rui Patrício.

João Gonçalves- Um jogador da casa, formado no SCP, cedido nas últimas 3 épocas ao Olhanense, realizando boas exibições, mas tem sido infeliz em questões físicas, sendo fustigado por sucessivas lesões que o impediram de ficar no plantel leonino mais cedo. Aos 23anos surge então a tão desejada oportunidade no plantel principal do SCP, sendo que terá bastante concorrência no lugar de lateral-direito. Infelizmente não deverá ter grandes oportunidades de jogar.

Santiago Arias- É lateral-direito, tem 19 anos e é uma grande esperança Colombiana, sendo um dos jogadores da sua geração mais internacionais nas camadas jovens do seu país. Apesar de junior na época passada, realizou vários jogos pela equipa principal do Equidad, acabando por ser campeão. É descrito como um jogador maduro para a sua tenra idade, equilibrado quer a defender quer a atacar. Pode ser um bom valor para o Sporting, mas esta época dificilmente terá oportunidades, ainda para mais vai perder toda a pré-época devido à sua participação no Mundial sub-20.

Oguchi Onyewu- É o reforço com maior experiência desta época, proveniente do AC Milan, internacional Norte Americano desde muito novo, com participações em 2 mundiais. A juntar a esta experiência, um físico imponente (1,96m e 95kg) e descrito como um líder, algo que tem faltado ao SCP nos últimos anos. Terá como maiores dúvidas à sua prestação esta época, o facto de ter sido muito atacado por lesões, tendo jogado poucos jogos nas últimas épocas. Caso não seja afectado pelas lesões, será sem dúvida um grande reforço.

Alberto Rodriguez- Dispensa apresentações, é um central forte, não muito alto, mas que vai trazer segurança e alguma liderança à nossa defesa. O seu maior problema pode ser as lesões que o atormentam regularmente, mas raramente são de grande duração, não o afastando dos embates importantes.



Atila Turan- Um jovem muito promissor, internacional francês em todos os escalões. Falou-se que o Barcelona teve perto de o contratar o ano passado. Foi titular no Grenoble a época passada apesar dos seus 18 anos. É um lateral muito ofensivo, marcou 3 golos a época passada, mas está a ser prejudicado com o facto de o SCP demorar a oficializar a sua contratação e perder a pré-época. Tem a seu favor o facto de ser a única alternativa a Evaldo, garantindo-lhe oportunidade de jogar.

Schaars- Internacional Holandês, vice-campeão do mundo. Campeão holandês pelo AZ Alkmaar, capitão da equipa, trará grande maturidade a esta equipa. É um jogador no seu auge, inteligente na forma como distribui o jogo, controla o jogo da equipa, terá uma grande responsabilidade na forma como o SCP vai jogar esta época. Vai ser uma das figuras da época.


Rinaudo- É um trinco com uma inesgotável entrega ao jogo, com muita "garra", algo que tem faltado no SCP nos últimos anos. É internacional argentino, jovem, mas já com alguns anos de futebol sénior (23anos). A sua prestação esta época estará muito ligada à forma como se conseguir adaptar ao futebol europeu, que acredito ser rápida.


Diego Capel- Uma surpresa este reforço do SCP, sempre presente nas selecções jovens espanholas, mas também já internacional AA por Espanha. É um extremo puro, rápido, mas precisa de levantar mais a cabeça. Um jogador que prometeu muito, mas tarda em afirmar-se. Sai do Sevilla com esse objectivo, e esperamos que o consiga. É um jogador que gosta de brilhar em grandes jogos, já tendo apontado 3 golos ao Barcelona, 1 ao Real Madrid e apontado um golo na final da taça do Rei, que garantiu o título ao Sevilla. Será sem dúvida uma mais valia, nem que seja porque permite abancar o Djaló.

Luis Aguiar- Um jogador pesado, lento, mas muito útil, devido aos seus bons pés, alguma experiência. Penso que será um jogador que ficará no banco a maioria das vezes, mas será bastante importante ao longo da época.



André Martins- Um médio ofensivo jovem, que se vai estrear na 1ª liga, tendo alinhado em escalões secundários nas 2 últimas épocas. Penso que pouco pode acrescentar à equipa, e as suas hipóteses de jogar não serão muitas, mas o facto de ficar no plantel principal será já uma vitória pessoal para este jogador.


Valeri Bojinov- Foi uma das maiores promessas do futebol europeu, tendo aos 25anos estado em clubes como Fiorentina, Juventus, Man. City ou Parma. Tenta no Sporting relançar a sua carreira, sendo um jogador de grande entrega, pode actuar como avançado ou como extremo. Marca alguns golos, é rápido e forte, será um jogador que acabará por dar que falar ao longo da época. Tem algum historial de indisciplina, que todos esperamos que não seja problema no Sporting. Com o tempo acredito que conquistará o seu lugar na equipa.

Ricky van Wolfswinkel- Um Ponta-de-lança puro, alto (1.85m), com boa técnica, muito forte no jogo aéreo. É uma garantia de golos, tendo a época passada marcado 15 golos no campeonato e 8 na taça Uefa, tarefa nada fácil ainda para mais no Utrech, sendo que 3 deles foram apontados ao Celtic e 2 ao Nápoles. Vai dar muitas alegrias aos adeptos sportinguistas certamente, embora pode demorar algum tempo a adaptar-se, mesmo já sendo internacional holandês, tem apenas 22anos.

André Carrillo- Para mim a maior incógnita destes reforços. É um avançado bastante jovem, bastante móvel, podendo alinhar como extremo. Esteve na Copa América, deixando de fora jogadores como Farfán ou Pizarro, o que demonstra grande confiança do seleccionar Peruano neste jogador. É um jogador que não acredito que possa dar muito ao Sporting já esta época, mas tem potencial para dentro de 1 ou 2 anos nos dar alegrias.


Diego Rubio- Um júnior, mas também um jogador que grande me trás muita "ilusión". Tem tido uma pré-época quase irrepreensível, exceptuando o cartão vermelho num amigável. É um avançado de área muito inteligente, embora Domingos já nos tenha mostrado que ele pode alinhar numa faixa. Apesar de o ano passado ser o 1º ano de júnior, alinhou no plantel sénior do Colo-Colo tendo marcado 3 golos na copa dos Libertadores, sendo um jogador que os chilenos depositavam muitas esperanças. Chega ao Sporting muito cedo, mas penso que já esta época brilhará, parece-me o tipo de jogador que infelizmente ficará pouco tempo no SCP.

2 comentários:

  1. Excelente análise Falso Lento.

    De facto, Temos aqui um conjunto de jogadores de nível. Não me lembro de um verão tão movimentado para as nossas bandas. Mas há um dado a destacar, a rapidez dos reforços.

    ResponderEliminar
  2. Sim, nunca me lembro de tantas contratações apenas numa época. Mas não me lembro também de termos tanta necessidade como agora.
    Temos muitos reforços rápidos, algo inerente à juventude deles, mas também era uma necessidade do SCP. Embora penso que nenhum é tão rápido como o Djaló, isto só para dizer que a velocidade é importante mas não é tudo.

    ResponderEliminar