terça-feira, 26 de julho de 2011

Leão renascido mas em fase de aprendizagem


Depois de dois anos que traumatizaram os adeptos para o resto das suas vidas, o Sporting está a renascer. O novo leão, moldado à imagem de Domingos, tem características que já estavam esquecidas em Alvalade e a pré-epoca tem mostrado que, este ano, os sportinguistas podem voltar a sonhar.
As caras novas são muitas: de Carrillo a Capel, de Van Wolfsvinkel a Rubio, de Rinaudo a Shcaars, as contratações foram várias e para todos os sectores. Há, no entanto, um ponto que tem distinguido a direcção leonina da dos rivais. Contrata-se muito, sim, mas não é à toa, ou só porque o jogador tem qualidade ou pode ir parar ao clube rival. Domingos identificou as lacunas e fez os pedidos. A direcção correspondeu. Se todos vão vingar, é um exercício de futurolgia que não deve ser feito agora.
Mas, e aqui se distingue o Sporting, há que esperar para ver, não vale a pena gastar milhões em 4 jogadores para a mesma posição, só porque temos medo que a nossa primeira aposta se vá, afinal, revelar um 'flop'...
Mais do que as caras novas, porém, destaca-se a atitude do Sporting a la Domingos. Há vários anos que os jogadores não pressionavam tanto nem tão alto (José Peseiro lá tinha as suas virtudes), há vários anos que não se via em Alvalade um jogador do meio-campo soltar a bola e começar de imediato a correr para outro lado, para abrir uma linha de passe. Algo que não se via desde o primeiro ou segundo ano da era Paulo Bento. Na altura, aliás, não foi o losango do actual seleccionador que falhou, os jogadores é que deixaram de correr.
A equipa também voltou a ter mais do que o 11 inicial, finalmente tem um banco capaz. E, à frente da equipa, está um treinador forte, que percebe o jogo e, sobretudo, percebe os jogadores.
Domingos ainda tem pouca experiência e haverá quem deseje vê-lo falhar. E isso pode vir a acontecer, mas dificilmente por falta de empenho ou capacidade do treinador. Uma época de sonho em Braga pode calhar na rifa a qualquer um, mas duas... Aí já é difícil desacreditar o trabalho da estrutura técnica.
Como em tudo na vida, também a nova pré-época do Sporting tem um senão. Os adeptos, ansiosos e desesperados por deixarem para trás as duas últimas épocas, estão mais eufóricos a cada dia que passa, com a expectativa de um ano em cheio. Mas convém não esquecer que, se é verdade que o Sporting está melhor, muito melhor, do que num passado recente, também não é menos certo que difícil era estar pior.
O Sporting está forte, está unido e parece estar orientado. Mas devem manter-se os pés assentes no chão e não embandeirar em arco os feitos de Domingos e companhia. O Porto mantém a mesma equipa que ganhou tudo no ano passado e o Benfica contratou em barda, mas foi buscar bons jogadores, dois ou três que parecem claramente não ser deste campeonato - como, de resto, Hulk e Falcao também não são.
Os adeptos leoninos devem estar contentes e com expectativas. Mas devem ter paciência e evitar a memória curta. Não se devem esquecer do passado recente, pelo contrário, ele deve ser lembrado, não só para se evitar a repetição de erros (e os adeptos também tiveram culpas no cartório quando, por exemplo, pediram a demissão de Paulo Bento, ou quando achincalham jogadores aos 10 minutos da primeira parte), mas também para se fazer uma análise séria da evolução do Sporting.
O leão vai lutar pelo título, mas a época não será fácil. No melhor dos cenários, todos os reforços são excelentes e a equipa tem a maior das motivações. Mas ainda assim será preciso criar rotinas bem assimiladas numa equipa onde a maior parte dos jogadores não jogavam juntos no ano passado. E há sempre que contar com um super Porto e um grande Benfica.
No Sábado, há o jogo de apresentação com o Valência. É mais uma oportunidade para Domingos criar rotinas na equipa e para os jogadores mostrarem aos adeptos que podem contar com eles esta época. E, por isso, seria bom que os adeptos mostrassem também aos jogadores que poderão contar connosco durante o resto da época. Nos bons e nos maus momentos. Porque o Sporting é uma família. E as famílias não se escolhem, apoiam-se e acarinham-se.
Haverá momentos em que os jogadores vão falhar. O treinador também. E os adeptos idem. O importante será, nessas alturas, manter a união e dar a estabilidade necessária à equipa. No final, tenho a certeza, seremos os que menos falharam. E poderemos então festejar aquilo que, por direito, será nosso.

PS - Num post que elogia jogadores, treinadores e adeptos, não pode faltar uma palavra de apreço para com a direcção. Não votei em Godinho Lopes, não tinha por ele nenhum tipo de apreço enquanto candidato à liderança. Poucos meses volvidos desde a sua eleição, estou cada vez mais conquistado. Os reforços foram ao encontro do que o treinador pediu e a imprensa só os conheceu quando o clube quis. Nesse aspecto, o regresso de Carlos Freitas ao Sporting foi uma das melhores jogadas do presidente. Freitas trouxe alguns flops para Alvalade, mas é o homem que nos deu Niculae, Jardel, Liedson... E muita falta sentimos dele nos últimos anos, quando o homem andou a formar uma equipa sensação em Braga. Merece a confiança leonina.

3 comentários:

  1. Muito bom post. Subscrevo praticamente tudo.
    Quanto ao Carlos Freitas e os flops, é certo que teve a sua culpa, afinal de contas o errar é humano. Mas não podemos esquecer que ele foi obrigado a comprar sem dinheiro, o que reduz muito o leque de opções. Bom exemplo é o Tiui, o SCP precisava de um avançado mas não podia gastar um tostão, e ele foi obrigado a escolher um jogador sem clube. Quando teve alguma margem de manobra a nivel financeiro mostrou-se bastante eficaz

    ResponderEliminar
  2. Que grande post Barnes. No ponto. De facto, este Sporting esta época está diferente. E diferente para melhor. Foram duas épocas de sofrimento e a ouvir tripeiros e lampiões a cantarem de galo.

    Mas afinal o rei da selva é e sempre será o Leão. Este Leão vem com garras e ganas. Tem vontade de tocar e mostrar o que vale. Chega? Não sabemos, mas a função de um clube é deixar orgulhosos os adeptos e os adeptos é apoiarem a sua equipa. Faz falta a comunhão entre equipa e adeptos.

    Estamos dentro e com vontade!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado meus caros. Sábado lá estaremos a apoiar. Sporting sempre!

    ResponderEliminar